Os 3 estágios da resistência à nuvem

O medo de tudo que é novo é uma defesa natural e implícita do ser humano. Aliás esse fator colaborou para que a humanidade não desaparecesse da face da Terra durante a evolução das espécies. Mário Sérgio Cortella, em um de seus livros assume que o ser humano racional possui Medo, mas que é preciso compreendê-lo e enfrentá-lo.

Voltando nossos olhos para o mundo da tecnologia da informação, podemos encontrar o medo no momento de assimilação da tecnologia denominada "Nuvem". O termo é uma abreviação de Computação em Nuvem, ou Cloud Computing e se refere ao acesso de conteúdos e aplicativos diretamente da rede sem necessidade de download ou instalações.

Quando a nuvem se aproxima de uma empresa, é comum ver seus gerentes e a própria administração da empresa adotarem 3 perfis diferentes. São eles: fingir que não existe, proibir e finalmente permitir.

Resistência à nuvem: conheça os 3 estágios da compreensão do cloud computing
Fase 1 - Fingir que não existe

É o estágio em que o gerente de TI, descrente com a chegada da utilização das nuvens por seus funcionários em seu domínio de TI, finge que nada está acontecendo e até ignora o fato de alguns funcionários já transferir documentos via armazenadores e compartilhadores na rede.

Seria algo semelhante à frase "O que os olhos não veem, o coração não sente". No entanto é nessa fase que o uso descontrolado da cloud computing geralmente causa dor de cabeça para o gerente de TI e que geralmente o desperta para a segunda fase, a “Proibir”.

Fase 2 - Proibir

Pior fase tanto para funcionários quanto para a empresa, nesta fase o gerente de TI, ao se deparar com algumas dores de cabeça que a nuvem proporcionou, se torna um verdadeiro ditador, com direito a sansões e punições para quem utilizar qualquer tipo de tecnologia nas nuvens não autorizada.

Diga-se de passagem, esta é a fase onde a corporação mais perde em desenvolvimento e ganho de tempo, e período onde os funcionários mais se estressam.

Fase 3 - Permissão

Fase onde tudo começa a se acertar na empresa. Nela o gerente, agora mais tranquilo, começa a enxergar que nem tudo no cloud computing é "Caos e Destruição". Deste momento em diante, a empresa começa a prosperar e o uso da nuvem se incorpora como ações cotidianas da empresa. Neste momento erros e problemas ainda acontecem, no entanto, o gerente de TI já é capaz de pesar os problemas ante os benefícios e sempre consegue encontrar a melhor solução.

Os 3 estágios da resistência à nuvem ilustram bem o processo de adesão do cloud computing dentro de uma corporação. Na verdade, pode-se adiantar o processo se desde o início o gerente de TI compreender que essa tecnologia é uma tendência que veio para ficar. Um avanço tecnológico que pode ser benéfico para sua empresa, se utilizado para encurtar prazos e diminuir gastos. E a sua empresa, em que estágio se encontra em relação ao cloud computing? Conte para a gente na seção de comentários abaixo!

Fonte: http://blog.skyinone.com.br/os-3-estagios-da-resistencia-a-nuvem?utm_cam...

(82) 3313-1782/ 3313-1783

c2sistemas@c2sistemas.com.br

Avenida da Paz, 1864
Centro - Maceió/AL - 57020-440
Ed. Terra Brasillis - Sala - 305

Filiações:

APL TI
ASSESPRO